quarta-feira, 18 de julho de 2012

VOCÊ SABIA QUE COMEÇOU O ANO LUSO-BRASILEIRO?

Começa o ano luso-brasileiro

POR Paloma Savedra


Rio - Abraçados pelo idioma, Brasil e Portugal vão celebrar a cultura dos dois países em 277 dias de festa. Foi lançada nesta terça-feira, no Consulado-Geral de Portugal no Rio, a programação de festivais de cultura simultâneos que vão de 7 de setembro, data da independência verde-amarela, a 10 de junho de 2013, Dia de Portugal.

Um dos pontos altos é um amistoso entre as seleções ano que vem, no Engenhão. O Ano de Portugal no Brasil chega ao Rio dia 12 de setembro. A cantora de fado Mariza encontra Milton Nascimento no Theatro Municipal.


Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Ministra Ana de Hollanda cumprimenta o embaixador Hadil da Rocha Vianna, entre o cônsul Nuno Bello (à esq.) e o comissário Miguel Horta | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

O festival trará grandes nomes da música, teatro, artes plásticas, ciência e gastronomia. “O evento vai dar oportunidade de atualizar a imagem de Portugal aqui. Entre os países, há personagens e estereótipos ultrapassados. Vamos mostrar um país jovem, com vasto patrimônio cultural e histórico”, declarou o comissário de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ressaltou a importância do festival: “Criamos imagens ultrapassadas. Mas começar o evento no dia da nossa Independência e fazer esse intercâmbio mostra uma renovação desses laços. Temos de manter uma nova relação com Portugal.”

Brasileiros que quiserem fazer parte do evento podem entrar no site www.anobrasilportugal.com.br.

O mesmo vale para os patrícios: www.anodeportugalnobrasil.pt.

Apresentações a preços baixos

Com R$ 7 milhões de orçamento, o Brasil levará a Portugal artistas como Elba Ramalho, Gilberto Gil e Martinho da Vila. No teatro, Bibi Ferreira e Marília Pêra também representarão a arte brasileira.

A estreia da programação brasileira será no dia 21 de setembro, em Lisboa, com show de Ney Matogrosso. Outras cidades já confirmadas são Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro. As apresentações serão feitas em museus, teatros e praças. Em espaços abertos, serão gratuitas, as demais terão preços abaixo de 10 euros.

Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Marília Pêra e Bibi Ferreira (atrás) vão se apresentar em Portugal | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
 
  
No Rio

- Exposição de Vieira da Silva, artista que manteve profundos laços com o Brasil — onde viveu —, entre dezembro e março de 2013, no Museu de Arte Moderna (MAM).

- Mostra de pintura, desenho e obra de cerâmica dos irmãos Columbano e Rafael Bordallo Pinheiro, de outubro a janeiro, no Museu Nacional de Belas Artes.

- Exposição de Rui Chafes, artista expoente da atual geração portuguesa, de novembro a dezembro, no MAM.

- Presença no Festival do Rio, com produções de cineastas lusos.

- Música erudita com a Orquestra Gulbenkian.