quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dacar será sede do Fórum Mundial da Água em 2021

Imprensa » Notícias 
Dacar será sede do Fórum Mundial da Água em 2021
30/11/2016
chamada
Em 2018, Brasília será a primeira cidade do hemisfério Sul a sediar o Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo na área de recursos hídricos. Para a edição seguinte do Fórum, em 2021, a cidade escolhida para receber o encontro internacional é a capital de Senegal: Dacar. A decisão foi tomada pelo Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) no 60º Encontro de Diretores, realizado em 26 de novembro em Marselha, França.
A candidatura de Dacar foi eleita por unanimidade e o Fórum Mundial da Água de 2021 terá como tema “Segurança Hídrica para Paz e Desenvolvimento”. Com a escolha da capital senegalesa, a África volta a receber o evento, que teve sua primeira edição em Marraquexe, Marrocos, em 1997.
 
Organizado pelo Conselho Mundial da Água e o país anfitrião, sob a coordenação do governo da cidade-sede, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas para o setor. As edições anteriores ocorreram em Marraquexe, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).

Fórum Mundial da Água 2018
Em 2018, o Fórum Mundial da Água terá como tema “Compartilhando Água”. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha. A organização do 8º Fórum é realizada pelo governo federal, pelo Governo de Brasília e pelo WWC. A Agência Nacional de Águas (ANA) é uma das instituições que tem atuado com instituições distritais – como a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) – desde a candidatura de Brasília como sede do evento, quando a capital concorreu com Copenhague, Dinamarca.
Como primeiro evento preparatório do Fórum de 2018, Brasília recebeu o Kick Off Meeting entre 27 e 28 de junho deste ano para definir temas a serem discutidos daqui a dois anos na capital federal.
O próximo Fórum Mundial da Água será estruturado em quatro processos principais: temático, que fornece a base técnica para discussões sobre o tema água em diversas vertentes, como: água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas; político, que garante o debate entre autoridades governamentais e parlamentares; regional, que discute as perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo; e pelo grupo focal de sustentabilidade, que será transversal e abordará perspectivas do uso sustentável da água.
Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA